Torneio de Futebol da ASPMA 2023 - Regulamento

 

TORNEIO DE FUTEBOL SUÍÇO DA ASPMA 2023

 

TÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

 

Art. 1º - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem o Torneio de Futebol Suíço da ASPMA 2023.

Art. 2º - Os Servidores, dependentes e estagiários bem como cargos comissionados que participarem da competição são considerados conhecedores da legislação desportiva aplicável e das disposições contidas neste Regulamento e demais Atos Administrativos, submetendo-se a todas as consequências que deles possam emanar.

Art. 3º - É de competência das Comissões constituídas, interpretar este Regulamento, zelar pela sua execução e resolver os casos omissos.

 

TÍTULO II - DOS OBJETIVOS:

 

Art. 4º - Oportunizar a Prática Desportiva e a participação dos Associados e dependentes da ASPMA estagiários e cargos comissionados da PMA, em competições internas.

Art. 5º - Promover a confraternização entre ASPMA os Servidores, integrantes das diversas Secretarias Municipais, e convidados independente do seu porte e número de funcionários.

Art. 6º - Despertar a conscientização e valorização de práticas esportivas como instrumento de aquisição e preservação da saúde e bem-estar, servindo como opção de lazer e entretenimento entre os associados.

 

TÍTULO III - DA ADMINISTRAÇÃO DESPORTIVA:

 

Art. 7º - No Torneio da ASPMA serão constituídas:

I. COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA, composta por integrantes da Diretoria da ASPMA.

II. TRIBUNAL ESPECIAL DE JUSTIÇA E DISCIPLINA DESPORTIVA, composta por um representante de cada equipe (há escolher) com atribuição de julgar os casos de indisciplina ou irregularidade previamente encaminhados pela CCO.

 

TÍTULO IV - DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPANTES:

 

Art. 8º - Inscrição de Equipes dar-se-á mediante entrega de Formulário próprio, com até 12 Atletas, devidamente preenchido e assinado pelo Representante da Equipe, até às 16:30 horas do dia 27 de outubro 2023 (Sexta-Feira) na ASPMA.

Art. 9º - O Servidor terá opção de escolha de participação pela Secretaria em que esteja lotado ou departamento de atuação, conforme critérios pessoais;

Art. 10° - Toda inscrição deixa claro que o Atleta foi submetido a Exame Médico e se encontra apto à prática desportiva, isentando a ASPMA de responsabilidade por qualquer ocorrência.

I. Caso haja necessidade da inscrição de goleiros durante o decorrer do evento elas ficarão a critério da CCO.

Art. 11° - Não será permitida a alteração de Atletas após o dia 27 de outubro.

Art. 12° - A Identificação do Atleta perante o mesário é obrigatória mediante apresentação da respectiva Carteira de identidade, ou documento com foto.

Art. 13 - Os presentes jogos serão precedidos de Congresso Técnico a ser realizado no dia 03 de novembro na Sede da ASPMA, às 17:00 horas com pelo menos 01 (um) representante por equipes.

 

TÍTULO V - DO DESENVOLVIMENTO:

 

Art. 14 - Os jogos serão disputados primeiramente de segunda a sexta feira a noite na chácara da ASPMA ou aos Sábados domingos e/ou feriados, na Sede Campestre da ASPMA, com inicio da primeira partida a ser confirmado no congresso técnico.

Art. 15 - Os jogos terão início no dia definido no congresso; cada partida terá duração de 02 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos, com início do primeiro jogo definido no congresso técnico. Com tolerância de 15 (quinze) minutos somente para o primeiro jogo do período

Art. 16 -. A CCO poderá cancelar, suspender jogos no local da partida e transferir jogos em razão de eventualidades que possam surgir.

Art.17- Como uniformes serão considerados:

I. Camisas devidamente numeradas e padronizados;

II. O uso de agasalhos é facultado apenas para os goleiros;

III. Calçados permitido na modalidade tênis, vetado o uso de chuteiras;

IV. Caso haja semelhança entre uniformes, a critério do Árbitro haverá sorteio e a Equipe perdedora terá 05 (cinco) minutos para utilizar dos coletes disponíveis fornecido pela CCO.

V. O uso de caneleiras é obrigatório, o atleta que não utilizar a mesmo será convidado a se retirar do campo.

Art. 18 - Será liberada a quantidade de Substituição de Atletas em cada partida, sendo permitido o retorno, com simples anotação na respectiva súmula. O Atleta que cometer a 5ª (quinta) falta individual será desqualificado podendo ser substituído. A partir da 6ª (sexta) falta, inclusive ela, será cobrado tiro livre direto, sem barreira, com a bola parada no local onde marcado no campo.

I. As outras regras serão as utilizadas nos Regulamento de Torneio Suíço e seu cumprimento será de inteira responsabilidade do árbitro.

Art. 19 - A equipe que provocar “WxO”, será eliminada da Competição, e será descontado o valor calção dos atletas.

Art. 20 - O Atleta poderá cumprir suspensão automática de partidas em função de punições por cartões sendo:

I. 02 cartões amarelos - 01 partida

II. 02 cartões azul – 01 partida

III. 01 cartão vermelho - 01 partida

IV. cartão amarelo 2 minutos fora podendo retornar a partida ou sofrendo gol.

V. cartão azul, desqualificado do jogo e após 2 minutos podendo ser substituído.

VI. caso a equipe queira a permanência do atleta penalizado conforme acima na próxima partida devera pagar multa de 03 (três) cestas básicas até 24 horas antes do início da próxima partida.

VII. caso o atleta venha retirar a camisa com a partida em andamento será apenado com cartão azul

VIII. Em caso de reincidência de suspensão ou gravidade referente à expulsão o Atleta e/ou Equipe poderão ser excluídos do Campeonato a critério da CCO.

 

TÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

 

Art. 21 - A arbitragem será executada por elementos designados pela CCO ou pelas equipes participantes e em hipótese alguma poderão ser vetados ou serem objeto de discussão pelos atletas, que a respeito deste fato poderão até serem eliminado da competição.

Art. 22 - Os instrumentos de Comunicação dos presentes jogos serão afixados em Mural na ASPMA e site, com entrega de até 01 (uma) cópia via e-mail a integrante representante das equipes, com respectivo Registro, bem como disponibilizado no site da ASPMA.

Art. 23 - Caberá direito de Recurso sempre que uma Equipe puder comprovar que o Adversário deixou de cumprir qualquer das exigências do Presente Regulamento.

I. somente serão apreciados recursos encaminhados para a CCO, em forma de Ofício do técnico ou Responsável credenciados pela mesma, até as 10:00 horas do 2º dia útil imediatamente posterior ao jogo em questão.
Art. 24 - O sistema de disputa será definido no Congresso Técnico, em função do número de Equipes participantes
I. No sistema de Rodízio, a Classificação ocorrerá por pontos ganhos, sendo atribuída a pontuação:
A. Vitória 03 (três) pontos.
B. Empate com gols 02 (dois) pontos.
C. Empate sem gols 01 (um) ponto.
D. Derrota 0(zero) ponto.

Art. 25 - O desempate na Classificação, dar-se-á pelos critérios:

I. Maior número de vitórias;

II. Saldo de gols;

III. Saldo de gols pro;

IV. Confronto Direto;

V. Equipe mais disciplinada;

VI. Sorteio.

Art. 26 - Definida a classificação, serão atribuídos:

I. Troféus para a equipe campeã, Vice e 3º e 4º lugar;

II. Troféus para a equipe mais disciplinada;

III. Medalhas aos atletas das Equipe Campeã, Vice e 3º lugar;

IV. Medalhas para Artilheiro e defesa menos vazada (goleiros).

Art. 27 - Caso uma equipe seja excluída ou desclassificada, os resultados dos jogos com mesma não serão considerados para efeito de classificação de Equipe, sendo reclassificada as demais Equipes legalmente habilitadas.

Art. 28 - Cada equipe deverá ter um mínimo de 4 (quatro) e um máximo de 12 de jogadores para a realização de partida.

I. Caso uma equipe fique fora de condições de jogo por falta de jogadores, será decretado o término da partida, permanecendo o resultado que estiver em vigor, caso a equipe que continue em condições de jogo estiver vencendo a partida.

II. Caso a equipe que estiver em condições de jogo não esteja vencendo, será decretado o resultado de 1 x 0 para esta equipe.

III. A equipe que ficar sem condições de jogo antes de completados 15 (quinze) minutos do 2º tempo de jogo será punida com a perda de 2 (dois) pontos, mas os pontos perdidos na partida.

Art. 29 - O jogador que agredir física ou verbalmente outro atleta, juiz, ou organizador ou torcedor, antes, durante ou após o término das partidas estará automaticamente eliminado do campeonato e julgado pela CCO.

I. A equipe deste jogador não poderá inscrever outro em seu lugar.

II. A equipe que não tentar conter este atleta estará eliminada da competição.

III. O atleta ou outra pessoa suspensa por motivo de agressão poderá ser julgada pela CCO e ficar proibida de participar das atividades organizadas por ela por período a ser determinado.

Art. 30 - Será critério básico para a participação no MASCULINO:

I. Ser funcionário, cargo comissionado e/ou estagiário associado a ASPMA;

II. Ser dependente de associado;

III. Servidores não associados a ASPMA poderão participar mediante o recolhimento de 3 mensalidades no ato da inscrição;

Art. 30 A - Será critério básico para a participação no FEMININO:

I. Livre participação;

Art. 31 - A Organização deste evento não se responsabilizará por acidentes ou perdas salariais e similares que venha a ocorrer com os participantes ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois da competição.

Art. 32 definido pelos representantes em congresso

I. Cada equipe poderá formada e inscrita independente de setor de trabalho.

II. O atleta atrasado estará em condições de jogo, se devidamente uniformizado até o início do segundo tempo do jogo.

 

Casos não descritos neste regulamento poderão ser apresentados em congresso técnico para deliberação.

 

 

Araucária, 27 de setembro de 2023

Comissão Central Organizadora